Você está aqui: Página Inicial / Notícias da AMB / Experiências em Justiça Restaurativa fecham Seminário Internacional

Experiências em Justiça Restaurativa fecham Seminário Internacional

O segundo e último dia do Seminário Internacional sobre Justiça Restaurativa: 10 anos de Diálogo para Mudar Realidades foi dedicado aos relatos de experiências sobre a implementação da JR no estado de São Paulo, em cidades como Santos, São Caetano do Sul, Campinas e Laranjal Paulista. A AMB e a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) foram apoiadoras do seminário.

“Foram experiências que estão ocorrendo em algumas comarcas de São Paulo, cada uma com a sua trajetória. Existe uma diversidade grande de público, uns já estão com a “mão na massa” há muito tempo, outros estão iniciando”, conta o juiz Egberto Penido, que integra a comissão de JR da AMB. Segundo o magistrado, foram quase 700 pessoas circulando pelo evento, que aconteceu entre os dias 20 e 21 de agosto.

Durante a tarde do dia 21, palestrantes internacionais foram convidados a falar de suas experiências, junto aos participantes brasileiros. “A conclusão é que essa trajetória de dez anos é muito significativa, tem várias ações de políticas públicas que foram feitas, tanto no Judiciário quanto na Educação. Mas ainda entendemos que estamos no início, a sustentabilidade da Justiça Restaurativa é uma questão e também a importância de se ter espaços qualificados para que a Justiça Restaurativa não seja desvirtuada, banalizada”, disse Egberto, destacando que eventos como esses são fundamentais para o fortalecimento da prática no Brasil.

Tatiana Damasceno