Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Caxias da Paz / 4ª CRE capacita Professores para serem Facilitadores em Círculos de Construção de Paz

4ª CRE capacita Professores para serem Facilitadores em Círculos de Construção de Paz

Na manhã dessa terça (18), aconteceu a Formatura das 5 Escolas Pilotos que realizaram o Curso de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz Conflitivos por meio da 4 CRE - Quarta Coordenadoria Regional de Educação. A solenidade foi realizada no auditório do Bloco 58 da Universidade de Caxias do Sul.

A abertura do evento contou com a participação do aluno da Escolas Irmão José Otão, Augusto Schmidt Lopes e a Professora e Formanda Paula Roveda, já o Colégio Imigrante fez sua manifestação cultural com os alunos: Vitória Jamile dos Santos e o Eduardo Ryan da Silva de Souza.

O curso de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, para atuarem em situações Conflitivas, foi realizado no mês de fevereiro do ano corrente e ministrado pela Coordenadora e Instrutora do Programa Voluntários da Paz, Katiane Boschetti da Silveira e a Facilitadora Glaci Maria Durante, as duas profissionais, fazem parte do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Caxias da Paz, existente já a quatro anos. As escolas que participaram desse Projeto Piloto foram: Professor Clauri Alves Flores, I.E.E Cristóvão de Mendoza, Colégio Estadual Imigrante, E.E.E.M Irmão José Ottão e E.E.E.F Presidente Vargas. A formação capacitou 22 professores para realizarem a Metodologia dos Círculos de Construção de Paz (diálogo estruturado onde os participantes sentam em círculo - também é uma das ferramentas utilizadas pela Justiça Restaurativa), tendo foco principal exercer a metodologia em ambientes escolares, porém, não impedindo os Facilitadores de atuarem em outros espaços sociais.

O Projeto Piloto surgiu da inspiração na Terre des Hommes (Tdh), uma Organização Suíça Não-Governamental que atua em Lausanne para a garantia a defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A representante do Estado de Fortaleza pela Tdh, Lastência Soares, realizou uma formação em março e outubro de 2016 com professores e diretores da 4 CRE, da Secretaria Municipal de Educação e também com pessoas de Cabo Verde, e dessa capacitação planejou-se o Projeto para aplicar a metodologia em Escolas.

A Coordenadora Pedagógica da 4 CRE, Ivanete Rocha Miranda, reforça “a importância da Rede, que é constituída também com o policial, o judiciário, as Redes Municipais e Estaduais, os professores, ou seja, a Rede que se faz necessária para fortalecer uma escola é a sociedade em geral. Por isso a importância da aceitação dos professores em realizar o curso de Facilitadores acaba possibilitando maior propagação da aplicação dos Círculos e transformação social no cotidiano escolar”.

A solenidade contou com a participação das autoridades da Quarta Coordenadoria Regional de Educação, Janice Terezinha Zambarde, a Promotora Regional de Educação, Simone Martini e do Juiz de Direito e Coordenador Estadual do Programa Justiça Restaurativa para o Século XXI, Leoberto Brancher. Ao final da cerimônia os presentes foram agraciados com um café da manhã.

 

Ana Ribas