Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Caxias da Paz / Comissão da Pacificação inicia reuniões preparatórias para a Semana Municipal de Justiça Restaurativa

Comissão da Pacificação inicia reuniões preparatórias para a Semana Municipal de Justiça Restaurativa

A Comissão Temporária Especial da Pacificação Restaurativa do Legislativo caxiense promoveu, na manhã desta quinta-feira (27), na sala das comissões da Casa, a primeira de quatro reuniões preparatórias para a futura Semana Municipal de Justiça Restaurativa. O projeto, que pretende instituir a data na terceira semana de novembro, é de autoria da própria comissão e ainda está em tramitação, na Câmara. O presidente do grupo, vereador Gustavo Toigo (PDT), conduziu os trabalhos.

O encontro de hoje já havia sido agendado na reunião inaugural da comissão, que ocorreu no último dia 16 de julho. Nesta quinta-feira, foram apresentadas ações referentes à Justiça Restaurativa, objetivos, resultados, experiências de casos resolvidos e a abrangência do tema. Paulo Moratelli, do Núcleo de Justiça Restaurativa, detalhou como os trabalhos do centro têm funcionado. De acordo com Moratelli, aumentar o número de atendimentos está entre as principais metas do núcleo, além de criar as chamadas comissões de paz: espaços mais informais para se buscarem soluções.

O assessor pedagógico das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), André de Campos, detalhou o projeto Família na Escola, para integrar a família do estudante na resolução de conflitos e no processo educacional. Alexandre Ferronato, responsável pela Central de Práticas Restaurativas da Infância e Juventude, que funciona junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS), explicou que atende casos infracionais de menor potencial.

Ferronato ainda relatou um fato ocorrido com estudante da UCS, que divulgou imagens indevidas nas redes sociais. Disse que os profissionais da central conversaram com o aluno, em um processo de conscientização. Garantiu que, atualmente, o próprio acadêmico auxilia na prevenção de novos casos semelhantes ao seu.

As próximas reuniões preparatórias da Justiça Restaurativa acontecerão nos dias 17 de setembro, 8 e 29 de outubro, na sala das comissões da Câmara.

 

Fonte: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul | Foto: Fábio Rausch