Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Caxias da Paz / Guardas Municipais de Sapucaia do Sul aderem a metodologia dos Círculos de Construção de Paz

Guardas Municipais de Sapucaia do Sul aderem a metodologia dos Círculos de Construção de Paz

Guardas Municipais de Sapucaia do Sul aderem a metodologia dos Círculos de Construção de Paz

Formação Guardas Municipais de Sapucaia do Sul

A Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal, o Centro de Ações Preventivas – CAP e a Comissão de Paz da Guarda Municipal promoveram uma capacitação da metodologia dos Círculos de Construção de Paz e as práticas restaurativas aos agentes da Guarda Municipal do município de Sapucaia do Sul.

O curso aconteceu entre os dias 08 a 10 de novembro no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e, teve duração de 30h, sendo focada para o contexto de atuação da Guarda Municipal. Além da formação, para que os mesmos possam sanar dúvidas futuras após iniciarem a aplicação da metodologia, serão agendados encontros mensais oportunos para tal objetivo.

A Guarda Municipal de Caxias do Sul (GM) já aplica estas práticas no seu cotidiano, onde o tema já é discutido desde 2010. Segundo a Instrutora do Curso, Eva Domingues pontua que “os guardas sentem a necessidade de uma nova abordagem, de novos métodos e de novas ferramentas para obter novos resultados, porque mais do mesmo não tem dado resultado. As práticas restaurativas e os Círculos de Construção de Paz são uma alternativa concreta, simples e viável de implantar nas abordagens dos agentes, bem como, na compreensão do ser político e surge da importância em reinventar uma outra polícia”.

Os agentes da GM de Sapucaia conseguiram realizar essa formação com o aval e credibilidade do Diretor da entidade, que já participou de uma sensibilização sobre o assunto, o que pode facilitar o processo. A Guarda Municipal, Silvane Pereira sente-se “honrada pela oportunidade, porque a violência e a criminalidade é mais fácil combater de maneira preventiva, tratando a origem da violência e por isso que ela o curso está sendo tão importante”.

Participaram do Curso nove Agentes da Guarda Municipal de Sapucaia do Sul e uma Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação do Município, Marini Bernardi, que pontua a importância da parceria da Secretaria de Educação e da Guarda Municipal “para uma cidade mais justa e igualitária”. O curso foi ministrado pelos Instrutores Eva Teixeira Domingues, Assistente Social da Guarda; Antônio Teixeira, Guarda Municipal e Esteves Rosa, coordenador da Central de Paz da Guarda Municipal.

Foto: Ana Ribas