Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Caxias da Paz / Guardas Municipais do Estado recebem capacitação em Círculos de Construção de Paz

Guardas Municipais do Estado recebem capacitação em Círculos de Construção de Paz

O curso “Os Círculos de Construção de Paz e as Práticas Restaurativas” aplicadas no ofício da atuação das Guardas Municipais, tem início nessa quinta-feira (18), o mesmo está sendo aplicado pela primeira vez em Caxias do Sul, e acolhe Guardas Municipais de todo o Estado.

Promovido em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz e do Programa Justiça Restaurativa para o Século 21 do Tribunal de Justiça do Estado, o curso busca reconhecer a importância em realizar as práticas da Justiça Restaurativa perceptíveis com êxito após a aplicação da metodologia dos círculos. “Apresentar as experiências já praticadas pela Guarda Municipal de Caxias do Sul e a construção de uma identidade das Guardas Municipais do Estado, para que possam falar a mesma linguagem preventiva, cuidadora e dialógica; isso é um grande marco, ter os nossos colegas aqui prestigiando”, afirma a Coordenadora Geral do Programa Caxias da Paz, Raquel Dessoti.

Analisando a oportunidade em realizar a capacitação, o Guarda Municipal da cidade de São Leopoldo, com formação em Direito, Pedro Gimenez, expõe sobre “a importância de uma nova visão de como fazer segurança pública, saber que existe outra possibilidade, saber mais sobre a Justiça Restaurativa, observar como funciona as outras guardas que estão participando do Curso”.

O Curso contou com a presença do Prefeito Municipal de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, o Juiz de Direito e Coordenador Estadual do Programa Justiça Restaurativa para o Século 21 do Tribunal de Justiça do Estado do RS, Dr. Leoberto Brancher, o Secretário Municipal da Segurança Pública e Proteção Social em Exercício, Samuel D'Ávila, o titular da pasta (em férias), José Francisco Barden da Rosa, o diretor da GM, Ricardo Fugante Martins, o gerente da Escola de Capacitação da GM, Jeferson Ricardo Vargas, guardas municipais de Caxias do Sul e do Estado. A capacitação se estende até amanhã.

Foto: Rafael Lopes