Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Caxias da Paz / Pesquisadora do Estado de Santa Catarina vem a Caxias do Sul para conhecer o Programa Caxias da Paz

Pesquisadora do Estado de Santa Catarina vem a Caxias do Sul para conhecer o Programa Caxias da Paz

O Projeto “Pilotando a Justiça Restaurativa: o papel do Poder Judiciário”, proporcionou ao Programa Caxias da Paz receber a visita no mês de novembro da pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Aline Pedra Birol. Projeto esse, administrado por meio do Conselho Nacional de Justiça e, coordenado pela Prof. Dra. Vera Regina Pereira de Andrade.

 

A visita a campo teve como objetivo compreender toda a estrutura orgânica e física que constituem os programas de Justiça Restaurativa (JR) implantados pelo Poder Judiciário e em processo no Brasil, envolvendo diferentes tópicos a serem questionados, entre esses: a concepção dos programas, posicionamentos a respeito do processo de criminalização, resultados alcançados, entre outros. Em Caxias do Sul, ela conheceu as três Centrais da Paz - a Judicial, a da Infância e Juventude, e a Comunitária, contemplando também as Comissões de Paz da Susepe e da Guarda Municipal.

 

A pesquisadora pode conhecer as experiências desenvolvidas pelo Programa Justiça para o Século XXI, o foco principal da sua pesquisa, em Porto Alegre, bem como, demais experiências realizadas no município de Lajeado e São Leopoldo. No mês em que comemoramos a Semana Restaurativa, em que muitas ações são realizadas nacionalmente e internacionalmente, fortalecer, fidelizar, incentivar e divulgar os Programas que trabalham com a JR é uma oportunidade de dar visibilidade e possibilitar mais credibilidade a esse novo modelo de justiça. Aline Birol esteve no Estado durante toda a quarta semana do mês de novembro.