Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Caxias da Paz / Programa capacita adolescentes como Voluntários da Paz

Programa capacita adolescentes como Voluntários da Paz

Alunos da Escola Guerino Zugno de Caxias do Sul estão sendo capacitados como facilitadores de círculos de construção de paz em aplicações não-conflitivas. O foco da capacitação está voltado à prevenção da violência e à construção de vínculos familiares, escolares, entre equipes de trabalho e comunitários.
Programa capacita adolescentes como Voluntários da Paz

Texto e foto: Douglas Barreto

Nesta semana iniciou a formação da turma 5 do Programa Voluntários da Paz. Nela, dois alunos, de 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno, que fica no bairro Planalto II, estão sendo capacitados como facilitadores de círculos de construção de paz em aplicações não-conflitivas. Ambos os adolescentes estão no 9º ano. O foco da capacitação está voltado à prevenção da violência e à construção de vínculos familiares, escolares, entre equipes de trabalho e comunitários. A quinta turma contém 17 alunos.

Segundo Mariele Machado, a intenção é utilizar os métodos do Programa no ambiente escolar. “A direção da escola indicou o curso. Pretendo aplicar na sala de aula”. - comenta Mariele.

De acordo com Jackson Araújo, diversos motivos geram desafetos na escola. “Ano passado ocorreram muitas brigas. Quero continuar conversando com meus colegas. Brigas não levam a nada”. - ressalta Jackson.

O Programa Voluntários da Paz é uma construção conjunta entre a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Fundação Caxias e o Poder Judiciário – CEJUSC (Centro de Solução de Conflitos e Cidadania) da Comarca de Caxias do Sul. A promoção é do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz. O objetivo é formar mil facilitadores voluntários de pacificação de conflitos, até novembro. Os participantes são capacitados, cadastrados e supervisionados tecnicamente pelo Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul.

A formação do Programa Voluntários da Paz tem ênfase prática e vivencial, voltada à aplicação das técnicas de facilitação de diálogos em situações não conflitivas, habilitando os alunos à condução de encontros, além de fazer uma introdução aos Conceitos Básicos de Justiça Restaurativa. As aulas são conduzidas em linguagem acessível para atender ao mais amplo leque de participantes. Não há pré-requisito de formação escolar.

Interessados em participar do Programa Voluntários da Paz devem enviar e-mail para formacao.voluntariosdapaz@gmail.com ou realizar pré-inscrição no portal teiadapaz.org.br. Mais informações pelo telefone (54) 3218-2100 Ramal: 2324. O curso e o material didático são gratuitos.

Texto e foto: Douglas Barreto