Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Caxias da Paz / Programa Caxias da Paz promove a II Semana Restaurativa

Programa Caxias da Paz promove a II Semana Restaurativa

Acontece de 16 a 18 de novembro no Bloco S da UCS a II Semana Restaurativa de Caxias do Sul

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Caxias da Paz promove a II Semana Restaurativa no município de Caxias do Sul. Instituída pela Lei 7.985, de 24/09/2015, que faz parte de um movimento internacional, o qual realiza anualmente, na terceira semana de novembro, atividades para celebrar e difundir a Justiça Restaurativa e Cultura de Paz.

Atualmente, Caxias do Sul é reconhecida como referência Internacional no âmbito da Justiça Restaurativa, sendo pioneira em ações exitosas por meio do Programa Caxias da Paz, inspirando outros Municípios e Estados a implementarem a JR como uma política Pública. A semana Restaurativa oportuniza a troca de saberes entre os mais variados públicos interessados no assunto. Neste ano, a Temática abordada será “Contação de Histórias Restaurativas”, envolvendo os diferentes atores que atuam em parceria com o Programa.

A programação dessa segunda edição contempla a participação de Coordenadores das Centrais, dos Parceiros do Programa, bem como, palestrantes de referência nacional no que se refere a Justiça Restaurativa, além da formatura de 85 Facilitadores capacitados na formação avançada que poderão atuar em situações mais complexas, ou seja, todas as modalidades de Círculos, incluindo os Conflitivos.

O programa que mantem suas bases no conceito e metodologia da Justiça Restaurativa, a qual busca a responsabilização dos ofensores, centrando nas necessidades das vítimas e das comunidades, objetivando a pacificação social. Suas práticas restaurativas são estratégias de diálogos que fortalecem as estruturas sociais, prevenindo e resolvendo conflitos, de forma conjunta, em âmbito judicial e extrajudicial, propagando assim, a cultura da paz.

Programação:

Data: 16/11/2016 (quarta-feira)

Hora: 19h

Tema: Contação de Histórias da Central Judicial de Pacificação Restaurativa, com a Coordenadora Joana de Hamburgo e da Justiça Restaurativa, com o Dr Leoberto Brancher

Local: Auditório Bloco S – UCS

 

Data: 17/11/2016 (quinta-feira)

Hora: 18h

Tema: Contação de Histórias da Central de Pacificação Restaurativa da Infância e da Juventude, com o Coordenador Alexandre Ferronato; dos Parceiros do Programa e de Histórias Restaurativas Temáticas

Local: Auditório Bloco S - UCS

 

Data: 18/11/2016 (sexta-feira)

Hora: 10h

Tema: Contação de Histórias Restaurativas das Experiências Piloto das Unidades de Referência do Programa Justiça Restaurativa para o Século 21, com o Dr. Afonso Konzen; da Central de Pacificação Restaurativa Comunitária, com a Coordenadora Susana Duarte Cordova e da Justiça Restaurativa, com o Dr. Egberto Penido. Formatura dos Facilitadores dos Círculos de Paz 2016 – Formação Avançada / Situações Conflitivas.

Local: Auditório Bloco S – UCS

 

Ana Ribas