Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Caxias da Paz / Programa Caxias da Paz promove Workshop com Kay Pranis em Caxias do Sul

Programa Caxias da Paz promove Workshop com Kay Pranis em Caxias do Sul

No dia 05 de Maio do ano corrente, o Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz, por meio de suas entidades idealizadoras, a Prefeitura Municipal, a Universidade de Caxias do Sul, o Poder Judiciário e a Fundação Caxias, estarão promovendo o “Workshop com Kay Pranis em Caxias do Sul” que estará no município pela 4ª vez no município.

Segundo a Coordenadora do Programa Caxias da Paz, Eva Domingues, explica que “O Programa Caxias da Paz tem sido referência nacional em política pública como estratégia de pacificação social e para redução dos índices de violência e criminalidade. Possibilita a resolução de conflitos, por meio de métodos autocompositivos, contemplando as necessidades e responsabilização de todos os envolvidos nos casos atendidos, e pautando a justiça como um valor comunitário. Exemplo disso é o trabalho desenvolvido na Central da Paz Comunitária, localizada no bairro Canyon, que atua no fortalecimento de vínculos, sentidos de pertencimento e restaurando relacionamentos rompidos. Nos últimos dois anos não registrou nenhum homicídio no território”.

O evento é aberto para toda comunidade Caxiense e acontecerá no UCS Teatro - Bloco M, na Universidade de Caxias do Sul, descartando a necessidade de inscrição para participação do público. Pranis é americana, pesquisa, ensina e pratica a Justiça Restaurativa (JR), sendo uma notável autora de diversos livros nesse assunto, e referencia mundial em Processos Circulares e Justiça Restaurativa. Já atuou como planejadora de JR para o departamento correcional de Minnesota de 1994 á 2003 e foi Instrutora em Círculos de Construção de Paz (um diálogo estruturado em que os participantes sentam em círculo), capacitando 78 Facilitadores para aplicarem a Metodologia Circular em Caxias do Sul, entre 2010 e 2013.

O objetivo do evento é oferecer a todos os envolvidos e interessados nos movimentos de pacificação e justiça social, uma oportunidade de qualificação sobre o tema da PAZ, da Justiça Restaurativa, qualificar as práticas metodológicas desenvolvidas nos diversos espaços pelo público já comprometido na rede. Além disso, visa sensibilizar a rede pública e privada à adesão ao Programa Caxias da Paz, e ao fortalecimento do Paradigma da Cultura de Paz para um momento de aprendizagem e aprimoramento.

Ana Ribas