Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Caxias da Paz / Programa Voluntários da Paz realiza formatura para 368 Facilitadores Voluntários para atuarem em Círculos Não-conflitivos

Programa Voluntários da Paz realiza formatura para 368 Facilitadores Voluntários para atuarem em Círculos Não-conflitivos

Aconteceu na sexta-feira, 17 de março, a Formatura dos Voluntários da Paz, turma 21 a 40, no UCS Teatro. A programação da cerimônia contou com o Seminário das ações realizadas pelas turmas e a Formatura dos Voluntários da Paz. A cerimônia de abertura foi realizada pelo Grupo de Percussão “Sucata Sonora”.

O Programa Voluntários da Paz teve como objetivo ofertar uma rede de Facilitadores Voluntários, oportunizando mil vagas para pessoas identificadas com o novo modelo de justiça, possibilitando um aprendizado da Cultura de Paz e sua difusão no território de Caxias do Sul. A aplicação dos Círculos de Construção de Paz, um processo estruturado de diálogo, e uma metodologia realizada pela Justiça Restaurativa, contribuem para a transformação orgânica das relações como um todo, tocando também, toda a estrutura social, econômica e cultural.

No ano de 2016, o Programa capacitou 712 pessoas para atuarem em Círculos Não-conflitivos. Até a presente data do evento, os Facilitadores Voluntários já haviam realizado 502 Círculos Não-conflitivos, com a participação de 7.670 pessoas. Para o ano de 2017, não estão previstas novas formações para atuação em círculos de nível básico - não-conflitivos – mas, para as turmas já formadas, aqueles que têm interesse em continuar realizando a metodologia, terão a oportunidade de fazer novas capacitações para atuação em círculos conflitivos.

No ano corrente, está no planejamento do Programa seguir acompanhando e instruindo a todos os facilitadores Voluntários já formados, pois “o Programa mantêm sua responsabilidade em continuar dando suporte para todas essas pessoas que acreditam nesse novo paradigma de justiça”, afirma a Coordenadora e Instrutora do Curso de Formação Voluntários da Paz, Katiane Boschetti da Silveira.

O evento contou com a presença da Diretora da Secretaria Municipal de Segurança e Proteção Social, senhora Maria de Lourdes Fontana Grison, na ocasião representando o Prefeito Municipal; o Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Doutor Evaldo Antonio Kuyava, o Juíz de Direito e Coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania, Doutor Leoberto Brancher; o Presidente da Fundação Caxias, senhor Paulo Poletto e a Coordenadora e Instrutora dos Cursos de Formação Voluntários da Paz, senhora Katiane Boschetti da Silveira.

Ana Ribas

Foto: Aline Carneiro