Conheça o Justiça para o Século 21
*Caso você tenha mais alguma dúvida que não esteja contemplada nas perguntas abaixo, deixe comentários.
O QUE É O PROJETO JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21?
O Projeto Justiça para o Século 21 orienta-se por contribuir na construção de uma nova justiça, pela afirmação e experimentação prática de um novo campo conceitual - o da Justiça Restaurativa. A partir desse novo campo conceitual, o Projeto ressignifica a própria ideia de justiça, que tende a sustentar práticas sociais e institucionais naturalizadas na nossa vida em sociedade e que, buscando reduzir violências e conflitos, antes os amplificam.
POR QUE UMA NOVA JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21?
A ideia de justiça, tal como culturalmente acreditamos e funcionalmente reproduzimos - dentro e fora do Poder Judiciários - tem suas práticas usuais baseadas na opressão, na subjugação ou na eliminação simbólica do outro, como uma condição pressuposta à sua distribuição. Realizamos justiça todos os dias, por meio de relações verticais e hierárquicas, em que competências são distribuídas, delegações de poder exercidas e decisões tomadas, no coração das quais a palavras que prepondera sempre é a do outro, ou seja, uma palavra alheia, que se faz ouvir por meio da verticalidade de imposições coercitivas. Vontades superiores autorizam o uso de violências a pretexto de seu emprego estar a serviço da proteção de coletividades, e não raro na ideia de fazer o bem em nome daqueles que não o reconhecem.
QUAL A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O PROJETO JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 E A JUSTIÇA RESTAURATIVA?
O projeto Justiça para o Século 21 objetiva divulgar e aplicar as práticas da Justiça Restaurativa no Sistema de Justiça e de Atendimento à infância e à Juventude, na interface com as demais políticas públicas, como estratégia de enfrentamento e prevenção à violência, envolvendo crianças e adolescentes.