Banner
Você está aqui: Página Inicial / Semana Restaurativa

Semana Restaurativa

 

SEMANA RESTAURATIVA EM CAXIAS DO SUL

A Lei nº 109/2015, do Município de Caxias do Sul, instituiu a terceira semana de novembro para celebrar a Semana da Justiça Restaurativa.

Com isso, nossa cidade, assim como o Brasil, passa a fazer parte de um movimento que já envolve cerca de duas dezenas de países, que realizam, anualmente, atividades de celebração e divulgação da Justiça Restaurativa no mesmo período.

A Semana Restaurativa é um período para serem realizadas diversas atividades como, palestras, seminários, cursos, grupos de estudos, círculos de sensibilização, mutirões de práticas restaurativas, lançamentos ou apresentações públicas de relatos de experiências, livros e artigos acadêmicos.

Veja a seguir e busque inspiração em algumas atividades propostas em âmbito internacional.

 

EXEMPLOS DE ATIVIDADES PARA A SEMANA

Coordenação da Semana Restaurativa no Canadá

Tradução livre de http://www.csc-scc.gc.ca/restorative-justice/003005-2005-eng.shtml

As sugestões a seguir podem ajudar a gerar ideias e atividades para sua comunidade. Lembre-se que as parcerias são fundamentais para a Justiça Restaurativa (JR), por isso, é importante identificar e trabalhar com outros indivíduos, agências, organizações e grupos em sua comunidade. É preciso considerar também que as pessoas terão diferentes níveis de compreensão sobre Justiça Restaurativa e sobre o sistema de justiça criminal. Assim, você pode pensar em oferecer uma combinação de atividades que vão ajudar a desenvolver um entendimento sobre Justiça Restaurativa e o sistema de justiça, com a intenção de desenvolver um senso de comunidade e de mobilizar as pessoas para uma ação reparadora.

* Desafie sua comunidade a colocar a Justiça Restaurativa em prática localmente, e na vida de cada indivíduo. Anuncie o desafio por meio de cartazes, de artigos em jornais, em estações de rádio ou em um site.

* Organize um grupo de comprometimento comunitário: Convide membros da comunidade a participarem de um encontro social, onde a organização de Justiça Restaurativa e seus parceiros se envolvam, tanto para discutir o papel de cada grupo dentro da comunidade, quanto para abordar um problema que os moradores estejam enfrentando. Explique como a aplicação de uma “lente restauradora” (um novo olhar) pode auxiliar na resolução do problema.

* Convide políticos das esferas: federal / estadual / municipal; representantes de comunidades indígenas ou de outros grupos minoritários; líderes espirituais; Chefe de Polícia e líderes de bairros para falarem sobre a Justiça Restaurativa e como eles a percebem como sendo uma ferramenta para fortalecer a comunidade.

* Verifique se algum Conselho Municipal decretou uma “Semana Restaurativa”.

* Abra uma Central. Convide pessoas e entidades da sua comunidade para que conheçam o espaço físico da Central e para que possam aprender mais sobre como é realizado o trabalho na Justiça Restaurativa.

* Organize uma “Série de Diálogos sobre Justiça Restaurativa”, oportunizando a vários praticantes do assunto um espaço de compartilhamento sobre como eles percebem as iniciativas de Justiça Restaurativa sendo aplicadas dentro de sua comunidade, bem como, veem a sua entidade operando dentro de uma estrutura de JR.

* Crie um fórum onde a comunidade possa ouvir histórias daqueles que foram afetados por crimes (seja como vítima ou como agressor), compreender quais foram/são suas necessidades individuais e debater como entendem que uma abordagem restaurativa possa ajudá-los em sua jornada.

* Organize um evento comunitário de Justiça Restaurativa: Convide todas as organizações/entidades com quem você trabalha e aquelas com quem você gostaria de construir um relacionamento. Montem estandes de exibição/informação em um local que seja acessível para os membros de sua comunidade.

* Convide sua comunidade a participar de uma simulação de Círculo de Cura ou de um Processo Restaurativo. Procure envolver um grupo de teatro, de uma escola local, como atores do evento.

* Organize um concurso onde os alunos criem/concebam um cartaz, ou escrevam uma história que ilustre o tema da “Semana Restaurativa”.

* Reconheça/Identifique indivíduos (membros da comunidade, prisioneiros, pessoas do sistema de justiça) ou entidades/organizações que tenham contribuído para o crescimento e o progresso da Justiça Restaurativa em sua comunidade.

* Crie um evento comunitário com o objetivo de honrar/homenagear todos os funcionários da justiça criminal que trabalham em sua comunidade.

* Propicie uma noite de oficina e treinamento para que membros da comunidade aprendam a aplicar os Princípios da Justiça Restaurativa em seus cotidianos, como um recurso de fortalecimento de suas relações e da própria comunidade.

* Realize um evento comunitário para angariar fundos, como um churrasco com sorteio de prêmios (rifa), uma maratona, caminhada ou pedalada da Justiça Restaurativa, um leilão da comunidade, um torneio, uma exibição de arte ou um concerto, etc.

* Crie oportunidades para envolver os meios de comunicação, a mídia local poderá promover e noticiar os eventos que estão sendo realizados na “Semana Restaurativa”. A mídia poderá, inclusive, publicar uma reportagem/um artigo sobre a Justiça Restaurativa.

 

Coordenação da Semana Restaurativa pelo Ministério Religioso da Justiça Restaurativa - Texas - EUA

Tradução livre de http://www.rjweek.com/activities.htm

*Realize vigília ecumênica de orações na praça central da sua cidade.

* Visite estabelecimentos prisionais de jovens e de adultos.

* Convide palestrantes para falarem em escolas de ensino médio, faculdades, associações civis, clubes de serviços e igrejas a respeito de Justiça Restaurativa (JR). Certifique-se de que os palestrantes convidados tenham domínio sobre tópicos de JR.

* Organize um final de tarde para compartilhamento de informações e discussões onde você tenha palestrantes de diferentes segmentos do campo da justiça criminal.

* Realize vigílias de oração diárias no espaço do Poder Legislativo.

* Faça um final de tarde de conversa com famílias de pessoas presas (tanto jovens, quanto adultos), facilitada por alguém que conheça os princípios da Justiça Restaurativa,

* Distribua cartazes da Semana Restaurativa e panfletos sobre a JR em diferentes locais da comunidade, como igrejas, escolas, agências do governo, estabelecimentos empresariais, etc.

* Solicite aos religiosos da comunidade, que incluam a Justiça Restaurativa em seus sermões durante a Semana Restaurativa.

* Use canais midiáticos, rádio, jornal e televisão para divulgar a Semana Restaurativa por meio de anúncios de serviço público.

* Tente promover encontros de processos restaurativos na comunidade entre vítimas e ofensores.

* Promova um evento, aberto à comunidade, em homenagem aos profissionais da Justiça Criminal.

 

PAÍSES PARTICIPANTES

Tradução livre de http://www.rjweek.com/activities.htm

* Canadá

* Reino Unido

* Irlanda

* Holanda

* Austrália

* Nova Zelândia

* África do Sul

* Congo

* Zambia

* Ruanda

* Nigéria

* Kenya

* Japão

* Índia

* Filipinas

* Ilhas Fiji

* Serra Leoa

* Estados Unidos