Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Terre des hommes / Kay Pranis virá ao Ceará e ministrará palestra sobre “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”

Kay Pranis virá ao Ceará e ministrará palestra sobre “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”

Atualmente, o Instituto Tdh Brasil se utiliza das práticas restaurativas sistematizadas por Kay Pranis em ações de prevenção à violência nas escolas, na comunidade e no Sistema de Justiça Juvenil.


O Instituto Terre des hommes Brasil realiza Círculos de Construção de Paz com adolescentes em escolas públicas estaduais e na comunidade em Fortaleza.

Referência internacional em círculos de Justiça Restaurativa, a norte-americana Kay Pranis vem ao Ceará e ministrará no dia 22 de setembro, às 19h, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), palestra aberta ao público com o tema “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”. O evento tem o objetivo de sensibilizar e difundir junto à sociedade local, especialmente os atores do Sistema de Justiça Juvenil e Sistema de Garantia de Direitos, jovens, famílias e atores comunitários, acerca da Justiça Restaurativa e os círculos de construção de paz como ferramentas de pacificação social. A palestra é organizada pelo Instituto Terre des hommes Brasil e outras instituições, e faz parte das atividades do projeto de formação nacional com a Kay Pranis, que além de Fortaleza (CE), passará pelas cidades de Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre (RS).

Kay Pranis faz treinamentos e escreve sobre Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa. Ela já trabalhou como planejadora de Justiça Restaurativa no Departamento de Correções do Estado de Minnesota entre os anos de 1994 a 2003, e desde 1998, conduz treinamentos de Círculos nas mais diversas comunidades, desde escolas, prisões, locais de trabalho, igrejas e famílias, de comunidades rurais em Minnesota até o South Side da cidade de Chicago, de Montgomery, no Alabama, à Costa Rica. É autora de vários artigos a respeito da temática da Justiça Restaurativa e o Pequeno Livro de Processos Circulares: Um Novo/Antigo Enfoque à Construção de Paz.

A autora da metodologia dos círculos é também co-autora de Peacemaking Circles: From Crime to Community (Círculo de Construção de Paz: do Crime à Comunidade). A intenção de Kay Pranis com o seu trabalho é criar espaços nos quais as pessoas possam estar em conexão mais amorosa umas com as outras. A experiência de Kay como mãe e ativista comunitária forma o alicerce de sua visão para a construção da paz e construção de comunidade.

Atualmente, o Instituto Tdh Brasil se utiliza das práticas restaurativas sistematizadas por Kay Pranis em ações de prevenção à violência nas escolas, na comunidade e no Sistema de Justiça Juvenil. Para Lastênia Soares, diretora do Programa de Justiça Juvenil Restaurativa do instituto, a realização do evento busca sensibilizar o público para acreditar que é possível se implantar uma cultura de paz se todos entenderem a importância e o resultado que as práticas circulares podem causar aos participantes.

Além do Instituto Tdh Brasil, são co-realizadores do projeto da vinda da Kay Pranis ao Ceará a Vice-Governadoria, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará e a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará. O projeto Caxias da Paz faz parte do projeto em âmbito nacional, pois ela participará de atividades em Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre (RS). Os interessados em participar da palestra deverão enviar e-mail para esmec@tjce.jus.br e confirmar a sua inscrição informando o nome completo, o CPF, e-mail, telefone, a instituição e o cargo ou função que exerce. Todos os participantes deverão receber um certificado de participação na atividade.

O que é a Justiça Juvenil Restaurativa?

A Justiça Restaurativa se configura como um modelo de responsabilização de situações de conflito, violência e ato infracional, que envolve seu autor, a vítima e a comunidade. Tal abordagem favorece a construção de soluções que promovam a reparação dos danos causados à vítima, a responsabilização do autor da infração, partindo das causas que influenciaram no cometimento do ato, e a restauração dos vínculos das pessoas afetadas, promovendo a participação da comunidade.

SERVIÇO:

Palestra “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”
Data: 22 de setembro de 2017
Horário: 19h
Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará
Endereço: Rua Ramires Maranhão do Vale, 70. Edson Queiroz
Inscrição: 2 kg de alimento não-perecível que serão doados às famílias da associação Amigos em Missão (AMI) do Vicente Pinzón
Mais informações: (85) 3263 1142 e (85) 3267 8679 (Instituto Tdh Brasil) / (85) 3218-6188 (Esmec)