Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Terre des hommes / Mãe e filhos são beneficiados com reforma de casa proporcionada por Tdh Brasil

Mãe e filhos são beneficiados com reforma de casa proporcionada por Tdh Brasil

Hoje, o sonho da dona de casa Nara Félix de morar em uma casa digna está concretizado, sem falar na segurança e conforto que a reforma proporcionou para os filhos.

A história de Nara da Silva Félix se confunde com a de muitas mães de família que residem em áreas marcadas pela falta de assistência social, localizadas em diversas comunidades de Fortaleza (CE), onde a falta de saneamento básico, de segurança, de lazer para as crianças e os adolescentes e outros problemas sociais são comuns e presentes. Apesar destas e outras dificuldades, Nara não retrocedeu e prosseguiu batalhando e acreditando que uma hora ou outra a realidade em que estava a viver com os seus filhos iria mudar para melhor. A dona de casa, mãe de Liliane, Erionardo e Erliandro, teve o seu primeiro filho aos 15 anos, o Leandro Félix (in memorian). Depois de lutar como uma guerreira para dar o sustento e educação a eles, o lar para morar com os filhos Nara só veio conseguir após o nascimento do quarto e último filho, situado mais precisamente na comunidade do Saporé, no bairro Mucuripe. Mesmo em condições precárias do ponto de vista humano, a partir de então ela morava em um local próprio.

Até então, Nara não conhecia o Instituto Terre des hommes Brasil, organização brasileira sem fins lucrativos que faz parte da Fondation Terre des hommes (Tdh), instituição suíça com sede em Lausanne, cuja missão é promover, garantir e defender os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ligação com Tdh Brasil teve início em 2014, quando foi chamada para prestar um serviço temporário. Ao tomar conhecimento da sua realidade social, o Instituto a contratou para trabalhar de forma fixa, se integrando assim ao quadro de colaboradores. Foi o seu primeiro emprego de carteira assinada. Nesta época, ela conta que o filho Leandro e a filha Liliane participavam ativamente das atividades da extinta Associação Curumins. Leandro era mais envolvido com as atividades de skate e Liliane com a banda de música.

Mesmo depois de Nara ter se desligado do Instituto Terre des hommes Brasil por motivos de força maior, influenciada pela realidade social a qual vivia com a família, a organização nunca deixou de dar atenção humana e social à dona de casa e seus filhos, sobretudo, após o falecimento do primogênito Leandro, vítima de um problema que muitas comunidades enfrentam na capital cearense, que é a violência. Foi então que Tdh Brasil se prontificou a dar a assistência que a família precisava naquele momento, a começar com o apoio para a realização do serviço funerário. Algo que Nara tanto pedia era mais segurança para o seu lar, e o Instituto de pronto atendeu ao seu pedido. E para promover a segurança da sua moradia, foi feita a primeira reforma, que consistiu na melhoria da fachada, na colocação de uma porta mais reforçada na frente e no levantamento do muro do quintal.

No ano seguinte, em 2015, Tdh Brasil promoveu a segunda ação de melhoria na casa de Nara, quando foi feito o aterramento do quintal e a construção de dois quartos e um banheiro. Por último, em novembro de 2016, a organização financiou o reboco e a pintura da casa, dando uma nova vida ao lar, situado na comunidade do Saporé. “O Instituto Terre des hommes Brasil deixou a minha casa com pouco mais de segurança, e com uma forma mais adequada e digna de se morar. O sonho dos meus filhos era ter o quarto deles, e hoje eles têm. Graças à Tdh Brasil eles têm. Eu sou muito agradecida pelo que o Instituto fez por mim. Eu sou muito agradecida por isso, por Deus ter colocado pessoas tão boas na minha vida”, disse Nara emocionada na presença dos três filhos. Hoje, ela vive melhor do que antes, apesar de ainda sentir no coração a dor pela perda irreparável do primeiro filho.

A felicidade após a reforma

“Eu tenho muito que agradecer ao Instituto Terre des hommes Brasil, porque eles me ajudaram muito, e continuam me ajudando. Para mim, Tdh Brasil não foi só uma instituição onde tive a oportunidade de ter o meu primeiro emprego. Aquelas pessoas que integraram e integram o quadro de colaboradores de Tdh Brasil para mim foram e sempre vão ser parte da minha família. Eu encontrei outra família. Eu digo sempre para o meu pai: eles compõem uma família que eu nunca vou poder deixar eles na mão”, complementou, ao expressar a sua gratidão ao Instituto pela ação social que fez em seu favor. Hoje, o sonho de Nara de morar em uma casa digna está concretizado, sem falar na segurança que a reforma proporcionou para os filhos.

Ao expressar a sua felicidade, Nara compartilhou: “Tanto eu quanto os meus filhos estamos satisfeitos e realizados, até porque antes de serem feitas essas reformas, eles tinham até um pouco de vergonha de alguns amigos virem aqui. E eu não era vergonha, era porque tinha receio devido à falta de segurança na minha casa. Quando Tdh Brasil começou a me ajudar, para mim foi como se eu tivesse sido preenchida por um alívio, porque através deles foi que eu consegui ter mais segurança e paz. Depois que foram feitas as reformas, foi maravilhoso! Ficou 100%! Desde a primeira reforma que eles fizeram, eu já fiquei muita agradecida”. Com o coração contente e sem mais para expressar depois de vários gestos e ações de amor e humanismo demonstrados pelo Instituto Terre des hommes Brasil à ela e aos seus filhos, Nara encerrou suas palavras de agradecimento falando mais uma vez: “Eu agradeço por tudo que eles fizeram por mim. Eu só tenho a agradecer”.