Banner
Você está aqui: Página Inicial / Notícias Terre des hommes / Tdh Brasil abre inscrições para Curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz

Tdh Brasil abre inscrições para Curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz

A formação objetiva capacitar os profissionais em Praticas Restaurativas, com conhecimentos teóricos e práticos referentes à Justiça Restaurativa e aos procedimentos restaurativos no trabalho junto a crianças e adolescentes.
Tdh Brasil abre inscrições para Curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz

Curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz

De 08 a 11 de setembro de 2015, Tdh Brasil realiza em Fortaleza/CE o “Curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz”. A formação é destinada a profissionais do Sistema de Justiça Juvenil, atores comunitários e do âmbito escolar. Os interessados em participar do curso precisam ter conhecimento em Justiça Restaurativa.

A formação objetiva capacitar os profissionais em Praticas Restaurativas, com conhecimentos teóricos e práticos referentes à Justiça Restaurativa e aos procedimentos restaurativos no trabalho junto a crianças e adolescentes. Ao final da capacitação os mesmos estarão aptos a realizar procedimentos de prevenção à violência, ao ato infracional e seu tratamento, baseado num enfoque restaurativo.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através de preenchimento de ficha online. A confirmação da inscrição será feita após confirmação de transferência bancaria identificada (Banco: BRADESCO, Ag: 2214 , CC: 35.044-3).

O encerramento das inscrições será no dia 01 de setembro. O curso terá uma carga horária de 60 horas, distribuídas em 40 horas presenciais e 20 horas de realização de práticas para certificação como facilitadores.

Conteúdo Programático:

  • Introdução aos Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz
  • Fundamentação teórica
  • Valores e Norteadores dos Processos circulares
  • O facilitador de processos circulares
  • Tipos de Círculos de Construção de Paz
  • Elementos fundamentais da dinâmica dos Círculos de Justiça Restaurativa
  • Etapas Preparatórias (pré-circulo – círculo – pós circulo)
  • Sistema restaurativo: precondições para implantar práticas restaurativas

 

Facilitadora:

Lastênia Soares é facilitadora e multiplicadora de práticas restaurativas, formada por Kay Pranis e Instituto ISA-ADRS, tendo ministrado vários cursos de formação sobre o tema para profissionais da Justiça e da Educação do Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte, além de possuir vasta experiência na resolução de conflitos com enfoque restaurativo. É também Gerente de Educação e Formação de Terre des hommes Lausanne no Brasil, além de ser Ponto Focal de Proteção Psicossocial para a América Latina. Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Fortaleza/CE), mestra em Educação pela Universidade de São Marcos (São Paulo/SP).

Serviço:

Data: De 08 a 11 de setembro de 2015

Horário: 08h00 às 12h00 e 13h0 às 17h00

Local: Sede de Tdh Brasil

Endereço: Rua Pereira Valente, 1.655, casa 20, Varjota, Fortaleza/CE. CEP: 60160-250.

Ficha de inscrição: https://goo.gl/JPTvy4

Informações: (85) 3263-1142

TERESA RACHEL DIAS PIRES
TERESA RACHEL DIAS PIRES disse:
25/07/2016 10:27

Haverá abertura de novos cursos, no segundo semestre de 2016?