Banner
justiça
segurança
assistência
educação e saúde
sociedade civil
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Central da Infância e da Juventude recebeu visita de Entidade Internacional

Central da Infância e da Juventude recebeu visita de Entidade Internacional

A Central da Infância e da Juventude recebeu por meio do Programa Caxias da Paz, nos dias 09 e 10 de novembro uma visita da Gerente de Educação e formação da Fundação Terre des Hommes (TDH), Lastênia Soares para Intervisão sobre implantação de Práticas Restaurativas em contextos escolares. Esta foi a segunda visita realizada nesse ano depois da formação no mês de março.

A parceria do Programa com a TDH, entidade internacional da Suíça a qual atua no Brasil desde 1980, promovendo os direitos da criança e do adolescente em mais de 32 países. Sua contribuição nas formações objetivam o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente com fins de prevenção à violência, referindo-se a Justiça Juvenil Restaurativa e as práticas restaurativas em contextos comunitários e escolares.

O encontro possibilitou a troca das experiências entre as sete Escolas que estiveram presente, que encontram-se sensibilizadas e motivadas para implantar os Círculos de Construção de Paz, percebendo e analisando a ambiência para a concretização do projeto nas escolas.

Como encaminhamento da intervisão, foi pensado em estruturar um grupo gestor formado pelo Núcleo de Justiça Restaurativa, a Central de Pacificação da Infância e da Juventude, as Secretarias de Educação – Estadual e Municipal e o Ministério Público, “essa rede acaba favorecendo e criando estratégias de ação para fortalecer as escolas pilotos, estimulando a participação dos gestores das escolas e dos alunos, o que acaba fortalecendo a rede, o reconhecimento. Tendo assim um cenário bem favorável e positivo”, confirma Lastênia Soares.